O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já definiu um novo cronograma de depósitos para o mês de maio. Com isso, idosos a partir de 65 anos já podem consultar as datas de pagamento.
A partir do dia 26 de maio, os beneficiários começarão a receber o valor de R$ 1.518, baseado no salário mínimo atual, e as datas específicas variam de acordo com o penúltimo número do benefício.
A divisão organiza os pagamentos de forma escalonada, evitando a sobrecarga dos canais. Confira as datas abaixo, de acordo com o penúltimo número do benefício:
- Nº 1: 26 de maio;
- Nº 2: 27 de maio;
- Nº 3: 28 de maio;
- Nº 4: 29 de maio;
- Nº 5: 30 de maio;
- Nº 6: 02 de junho;
- Nº 7: 03 de junho;
- Nº 8: 04 de junho;
- Nº 9: 05 de junho;
- Nº 0: 06 de junho.
Além de confirmar as datas, os beneficiários também podem consultar os valores a serem recebidos através do aplicativo Meu INSS ou entrando em contato pelo telefone 135.
Novas regras podem afetar o benefício dos idosos
Para melhorar a eficiência do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), neste ano foi implementada uma nova legislação que trouxe mudanças significativas nas regras. Confira (via Perfil):
- Obrigatoriedade de identificação biométrica
O cadastramento biométrico se tornou uma exigência obrigatória para todos os beneficiários do BPC, com o objetivo de evitar fraudes no pagamento.
Desta forma, a coleta de impressões digitais e foto será obrigatória até mesmo para quem já recebia o benefício.
- Atualização do CadÚnico
O intervalo para a revisão de informações no CadÚnico foi reduzida para dois anos, na intenção de manter os dados dos beneficiários atualizados com mais frequência, garantindo assertividade.
- Cônjuges fora do domicílio
A nova legislação também engloba situações envolvendo cônjuges que já não residem mais no mesmo domicílio, no intuito de reconhecer a complexidade das relações familiares para garantir a distribuição justa do benefício.
- Cruzamento de dados
O cruzamento de dados passará a ser mais rigoroso sob a nova legislação, integrando informações de diferentes órgãos públicos, aumentando a transparência do programa.