Para ampliar os sistemas de segurança e impedir que novos golpes ocorram, o Banco Central do Brasil (BCB) anunciou uma série de medidas para reforçar a proteção dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Na segunda-feira (26/05), foram anunciadas essas mudanças, sendo uma delas a implementação de um novo sistema para que os correntistas tenham a autonomia de bloquear contas fraudulentas que são feitas em seus nomes.
Embora seja uma novidade significativa, o serviço só estará disponível daqui alguns meses, pois o BC afirmou que deve ser efetivado até 1° de dezembro. Em nota, a instituição disse: “O sistema do BC permitirá ao cidadão reverter a informação, por tempo indeterminado, ou não, conforme sua vontade, a qualquer momento. O sistema mostrará as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas”, disse.
Mais informações sobre as atualizações do Banco Central
A partir da Resolução BCB nº 475/2025, o novo sistema permitirá que a pessoa acesse a página Meu BC e se tiver solicitações de abertura de conta sem sua autorização, poderá cancelar a decisão a qualquer momento. Esse mecanismo tem como principal objetivo impedir que sejam abertas contas correntes, poupanças ou contas de pagamento em nome de terceiros em qualquer instituição financeira pertencente ao SFN.
Outra mudança feita pelo Banco Central é a otimização no Sistema Valores a Receber (SVR). A partir desta terça-feira (27/05), quem tiver valores para serem resgatados poderão habilitar a solicitação automática desses saldos esquecidos. Essa funcionalidade é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem tem chave Pix do tipo CPF. Para conseguir ter acesso aos valores, é necessário criar uma chave junto à sua instituição financeira.