Nesta semana, o governo federal aplicou uma série de medidas sobre empresas de azeite e, na quinta-feira (22/05), mais duas marcas foram proibidas de comercializar, distribuir, fabricar ou divulgar propagandas. Após denúncia do Ministério da Agricultura e Pecuária e ação fiscalizatória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as marcas Almazara e Escarpas das Oliveiras estão proibidas de operar no país, até segunda ordem.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e a justificativa é de que esses azeites tinham como embaladora a empresa ORIENTE MERCANTIL IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTD (Super Mercado Oriente), que teve seu CNPJ extinto em novembro de 2023. Vale ressaltar que o governo e a Anvisa estão nos últimos anos intensificando as fiscalizações dessas empresas e, até que estejam reguladas, não poderão continuar suas atividades.
Mais informações sobre azeites proibidos pelo governo no Brasil
Somente nesta semana, essa é a segunda proibição de azeites feita pelo governo federal, pois na última terça-feira (20/05), as marcas Alonso e Quintas D’Oliveira também foram vetadas pela Anvisa após denúncias do Ministério da Agricultura. Em outubro de 2024, o mesmo ministério realizou uma série de apreensões e já havia proibido a venda de lotes das quatro marcas.
Na época, a pasta informou que os produtos apresentavam risco à saúde devido à incerteza sobre a sua origem e composição. Sobre a marca Alonso, o ministério esclareceu que existem duas marcas de azeites com esse nome, mas de empresas diferentes. Ao identificarem Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda., foi descoberto que a empresa tem origem desconhecida. A outra marca, que é regular, tem origem chilena e é exportada pela Agrícola Pobena S.A.