Oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Auxílio-doença é um benefício criado para trabalhadores que precisaram se afastar temporariamente do trabalho por questões de saúde.
Durante o período em que o funcionário estiver incapacitado de exercer suas atividades profissionais, ele terá direito a receber um valor mensal. Mas vale lembrar que o benefício tem um prazo limitado.
Porém, caso o segurado ainda não esteja apto para voltar ao trabalho, mas o prazo esteja perto do fim, o próprio INSS oferece soluções que permitem a extensão do benefício. E é importante lembrar que não é necessário sair de casa para realizar o processo, uma vez que ele está disponível através do site ou aplicativo Meu INSS.
Para que tudo ocorra corretamente, é ideal fazer o pedido de prorrogação com até 15 dias de antecedência ao fim do benefício, pois caso contrário, a solicitação pode acabar sendo recusada automaticamente pelo INSS. Com isso, basta apenas seguir o passo a passo abaixo:
- Acesso ao site ou aplicativo
Ao acessar o site ou aplicativo Meu INSS com o CPF e senha cadastrados, basta selecionar a opção “Benefício por Incapacidade” e depois “Prorrogação do Auxílio-doença”.
- Preencher dados e anexar laudos médicos
Posteriormente, será necessário preencher todos os dados do segurado corretamente e anexar laudos médicos atualizados, que servirão para comprovar que o trabalhador ainda está incapacitado. Além disso, documentos pessoais, como RG ou CPF, e um comprovante de residência também serão necessários.
- Nova perícia
Após o envio dos documentos, o sistema informará se haverá necessidade de uma nova perícia. Caso positivo, será preciso comparecer na data agendada com os documentos médicos mais recentes.
O que fazer se a prorrogação do Auxílio-doença for negada?
Por se tratar de uma análise, existe a possibilidade do pedido de prorrogação do Auxílio-doença acabar sendo negado. Contudo, o segurado ainda tem o direito de recorrer diretamente pelo Meu INSS.
Para isso, basta selecionar a opção “Solicitar revisão de benefício” e apresentar os motivos do recurso, anexando todos os documentos que justifiquem a solicitação.
Mas vale lembrar que, ao receber a notificação da negativa, há um prazo para recorrer. Por isso, é ideal se atentar às notificações da plataforma e mensagens oficiais.