Para usufruir dos principais benefícios oferecidos pelo governo federal, como o Bolsa Família, o BPC e a Tarifa Social de Energia, é ideal manter o Cadastro Único (CadÚnico) sempre atualizado.
E apesar de, originalmente, estas atualizações serem feitas através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o processo se tornou muito mais fácil.
Isso porque, atualmente, é possível atualizar os dados diretamente pelo celular, sem precisar sair de casa, graças ao aplicativo “Cadastro Único”, disponível para Android e iOS. Confira o passo a passo abaixo:
Como atualizar os dados do CadÚnico pelo celular
- Acesse o aplicativo com a conta do gov.br. Caso o usuário ainda não possua, basta criar uma gratuitamente;
- Selecione a opção “Atualização Cadastral por Confirmação”;
- Revise os dados exibidos pelo aplicativo e altere o que for necessário;
- Confirme as alterações para finalizar a atualização.
É ideal ter em mãos documentos como CPF, RG e comprovante de residência para realizar a conferência dos dados. Além disso, recomenda-se uma revisão minuciosa para evitar erros no procedimento.
É possível alterar todos os dados no aplicativo do CadÚnico?
A atualização de dados pelo aplicativo do CadÚnico é recomendada para informações que não mudaram, e não necessitam de nenhuma revisão superior.
Entretanto, caso seja necessário realizar alguma alteração mais significativa, como troca de endereço ou novo membro na família, a visita ao CRAS é indispensável. E para saber onde fica a unidade mais próxima, basta entrar em contato pelo telefone 0800 707 2003.
Além disso, se houver qualquer dificuldade durante o uso do app, também é recomendável comparecer ao CRAS mais próximo ou entrar em contato com a Central do Ministério da Cidadania pelo número 121.
Vale lembrar que qualquer divergência nas informações pode acabar resultando em bloqueios no acesso aos benefícios. Sendo assim, é ideal manter os dados do CadÚnico devidamente atualizados para evitar dores de cabeça posteriores.