O conhecido ditado “rir é o melhor remédio” tem deixado de ser apenas uma frase popular, uma vez que diversas pesquisas que evidenciam os efeitos positivos do riso para a saúde.
Mais do que melhorar o humor e o ambiente, boas doses de gargalhadas podem beneficiar profundamente o bem-estar físico e mental.
Desta forma, investir em momentos de alegria revela-se uma estratégia eficaz para promover uma saúde mais resiliente e equilibrada. E de acordo com especialistas, estes são os principais motivos:
Saúde neurológica
Risadas são capazes de ativar regiões do cérebro associadas ao prazer, promovendo assim a liberação de substâncias como a serotonina e a endorfina, ligadas à sensação de alegria e bem-estar.
Por atuarem como analgésicos naturais, elas contribuem para a redução de sintomas de ansiedade, estresse e depressão, trazendo mais equilíbrio e leveza.
Saúde muscular
Estima-se que, ao se dar uma boa gargalhada envolve a ativação de aproximadamente 80 músculos em todo o corpo, contando não só com os faciais, mas também do tórax, garganta e pernas.
Este processo contribui para o relaxamento dos músculos, prolongando a sensação de tranquilidade no corpo por até 45 minutos após o riso.
Saúde cardiovascular
Estudos mostram que o rir com frequência também pode melhorar a saúde cardiovascular, uma vez que além de aliviar o estresse, ainda auxilia o fluxo sanguíneo.
Esse efeito também pode contribuir para a regulação da pressão arterial, auxiliando na prevenção de problemas cardíacos, como infartos e outras doenças.
Reforço imunológico
O riso pode auxiliar no combate a doenças, uma vez que beneficia o sistema imunológico. Estudos indicam que essa prática eleva a produção de anticorpos, fortalecendo a imunidade e a defesa do corpo.
Aparência física
Além de benefícios internos, gargalhar ainda impacta positivamente a aparência física, pois ao movimentar repetidamente os músculos faciais durante o riso, é possível estimular a elasticidade da pele, o que ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento.