Por conta de sua escala, flexibilidade e seus constantes aprimoramentos, o ChatGPT, da OpenAI, é considerado por muitas pessoas como uma das soluções de inteligência artificial mais avançadas do setor.
Entretanto, a famosa ferramenta de IA generativa pode em breve ganhar um concorrente direto devido a um novo recurso em desenvolvimento pela Apple.
Marcando o início de uma nova etapa no ecossistema da empresa, ela iniciou a fase de testes de um novo recurso baseado em IA no aplicativo Suporte, que promete auxiliar os usuários de iPhone de forma totalmente automatizada.
Disponível apenas para um grupo restrito, a função foi lançada como um botão chamado “Chat”, que, ao ser acionado, inicia a interação com um assistente virtual chamado Support Assistant.
Durante a interação, a ferramenta poderá responder dúvidas técnicas, sugerir soluções para problemas comuns e ainda orientar sobre configurações e funcionalidades de dispositivos Apple.
Novidade da Apple é funcional, mas limitada
Embora desenvolvida com alto grau de automação, a nova IA da Apple ainda pode apresentar limitações, com uma das principais sendo seu banco de respostas.
Afinal, diferente do ChatGPT, que é capaz de responder a vários assuntos e ainda executar tarefas criativas ou de programação, a ferramenta terá sua atuação restrita ao suporte técnico.
Além disso, o Support Assistant também não substituirá totalmente o atendimento humano, pois caso seja identificado que a solicitação do usuário não pode ser resolvida, o próprio sistema oferecerá a opção de transferir a conversa para um atendente da Apple.
Vale destacar que a empresa ainda não divulgou uma data de lançamento oficial para o recurso, e nem se a novidade será incorporada em outros produtos além do iPhone. Contudo, é esperado que, quando isso acontecer, o chatbot seja aprimorado.
Chatbot da Apple representa passo importante para a empresa
Mesmo com as limitações iniciais do recurso, o anúncio de um chatbot exclusivo da Apple ainda é importantissímo para a empresa, considerando sua tradição de valorizar suas próprias tecnologias.
Desta forma, com o tempo, a empresa poderá aperfeiçoar cada vez mais sua própria inteligência artificial para agregar valor aos serviços, tornando-os mais inteligentes, úteis e interativos.