Há amizades tão intensas que chegam a superar, muitas vezes, até mesmo os laços de família. Mas, infelizmente, como quase tudo na vida, elas também têm seu fim.
É comum que amigos sigam por caminhos diferentes na vida, mas vale destacar que este processo não acontece em silêncio. Confira abaixo 9 sinais que podem indicar que a conexão pode estar em risco:
Prioridades diferentes
Geralmente, as amizades se constroem a partir de afinidades, como o gosto musical ou os filmes e séries preferidos. Mas, quando rumos diferentes são seguidos, as conversas tendem a se tornar mais distantes e genéricas.
Dificuldade em criar novas memórias
Relembrar o passado é um ótimo exercício entre amigos. Porém, quando o assunto se resume apenas a isso, é um sinal claro de que a amizade está estagnada, dificultando a criação de novas memórias, como se apenas o que já aconteceu valesse a pena.
Discordâncias frequentes
Amigos nem sempre precisam concordar em suas opções de lazer. Entretanto, a frequente falta de harmonia nos interesses pode dificultar a conexão, e assim gerar um afastamento involuntário.
Discussões recorrentes
Por mais que conflitos não sejam inevitáveis, não é comum que aconteçam de forma recorrente. Logo, quando qualquer conversa tem o potencial de se tornar um desentendimento acalorado, é sinal de que a amizade já está desgastada.
Falta de conforto
Muitas pessoas se sentem muito mais à vontade para serem elas mesmas na companhia dos amigos. Contudo, quando surge a necessidade de usar uma “máscara social”, é provável que a conexão não seja mais a mesma.
Esgotamento
Quando passar um tempo junto dos amigos deixa de ser revigorante, chegando ao ponto do cancelamento de um compromisso se tornar algo positivo, a amizade já chegou a níveis críticos.
Questões mal resolvidas
Se qualquer assunto desperta ressentimentos antigos que permanecem sem resolução, é sinal de que a união pode estar profundamente abalada.
Hábitos ruins
Embora nem todos compartilhem os mesmos objetivos, as amizades devem promover crescimento mútuo. Por isso, se estar perto de certos amigos estimula maus hábitos, é um sinal de que essas relações não são mais saudáveis.
Falta de contato
Se, apesar dos esforços, manter o contato tem se tornado cada vez mais difícil, é sinal de que a amizade pode estar chegando ao fim.