Embora o Prime Video seja o serviço de streaming mais conhecido da Amazon (e um dos mais populares do mercado em geral), ele não era o único. Pelo menos, não até agosto deste ano.
Isso porque a empresa comandada por Jeff Bezos também era dona do Freevee, uma opção de streaming gratuita, suportada por anúncios, que oferecia uma grande variedade de conteúdo.
Lançado originalmente em 2019, o serviço se tornou um grande sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unidos, onde fornecia acesso a produções sob demanda de grandes estúdios e conteúdos de canais de entretenimento ao vivo a milhões de espectadores.
Porém, ainda assim, a Amazon optou por dar um fim ao serviço, notificando usuários ao longo do ano sobre o encerramento através de comunicados oficiais e notificações via e-mail.
Só que, de acordo com a empresa, todo o conteúdo do Freevee passará a integrar o Prime Video, evidenciando assim a estratégia da Amazon de centralizar seu acervo em sua principal plataforma.
Inclusive, a companhia ainda assegurou que o serviço continuará disponível gratuitamente tanto para assinantes quanto para não assinantes do Prime, simplificando assim a experiência do usuário.
Fortalecimento de serviços de streaming gratuitos também justifica fim do Freevee
Mais do que uma iniciativa para fortalecer o Prime Video como um “hub” de entretenimento, unindo conteúdos pagos e gratuitos, o fim do Freevee também pode representar a intenção da Amazon de disputar espaço com serviços semelhantes.
Afinal, nos últimos tempos, muitos consumidores têm demonstrado cansaço diante da necessidade de manter múltiplas assinaturas pagas para acessar seus conteúdos favoritos, optando, assim, por alternativas gratuitas.
Como resultado, serviços como Tubi, Pluto TV e ITVX passaram a ampliar sua presença, inclusive nos países em que o Freevee também era popular. Logo, a decisão da Amazon parece representar uma estratégia para conquistar novos clientes.