Dentre os diferentes objetivos estabelecidos em uma rotina saudável, a perda de gordura na barriga acaba sendo uma das principais metas de muitas pessoas.
Além de ajudar na construção de uma silhueta mais esbelta e a diminuir o número das roupas, a queima de gordura na região abdominal também é essencial para a saúde.
Entretanto, esta pode ser uma das etapas mais complexas no processo de emagrecimento, principalmente por conta da falta de controle na alimentação diária.
Isso porque existem alguns alimentos comuns que podem desencadear inflamações, facilitando o acúmulo de gordura no abdômen. Conhecidos como carboidratos refinados, estes itens estão entre os principais responsáveis por esse processo:
- Pão branco e massas feitas com farinha branca;
- Arroz branco;
- Açúcar refinado (sacarose);
- Doces e produtos de confeitaria;
- Refrigerantes e outras bebidas açucaradas;
- Cereais matinais com adição de açúcar;
- Bolachas e biscoitos;
- Bebidas adoçadas como refrigerantes e sucos de frutas processados.
Outros alimentos que resultam no acúmulo de gordura abdominal
- Gorduras trans
Insaturada com uma configuração molecular diferente da maioria das gorduras naturais, este tipo de gordura pode ser encontrada em óleos parcialmente hidrogenados usados em frituras e alimentos processados.
Além de aumentar o acúmulo de gordura na barriga, as gorduras trans também podem favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
- Carnes processadas
Transformadas através de métodos como salga, cura, fermentação ou defumação, carnes como a salsicha, bacon, presunto e linguiça são amplamente conhecidas por sua contribuição para a inflamação sistêmica.
E vale destacar que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer e o American Institute for Cancer Research, estes alimentos processados também tem sido associado a um maior risco de certos tipos de câncer, nos casos de consumo em excesso.
- Bebidas alcoólicas
Por conta do alto teor calórico do álcool e, em muitos casos, do consumo de alimentos ricos em calorias e pouco saudáveis simultaneamente, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode contribuir para o aumento da gordura abdominal.
Além disso, muitas bebidas alcoólicas também são ricas em açúcar, aumentando assim o número de calorias consumidas.