Seja por descontrole financeiro ou simplesmente descuido com datas, muitas pessoas acabam atrasando o pagamento de suas faturas de cartão de crédito, e assim, são obrigadas a lidar com problemas como juros, bloqueios e até mesmo a negativação do nome em órgãos de proteção ao crédito.
E vale destacar que até mesmo fintechs modernas como o Nubank levam estas consequências à sério, visando garantir que seus clientes paguem as dívidas nas datas corretas.
Nos primeiros dias de atraso, a instituição passa a contabilizar juros de mora com base no número de dias em atraso, somados a uma multa de 2% sobre o valor total da fatura e Impostos sobre Operações Financeiras (IOF).
Caso seja feito apenas o pagamento parcial ou mínimo, a dívida pode ser parcelada automaticamente com os devidos encargos. Além disso, este tipo de atitude compromete o limite do cartão.
Em casos de atraso prolongado, o Nubank pode ainda bloquear ou cancelar o cartão e limitar o acesso do cliente a outros produtos financeiros, podendo incluir a inscrição no Serasa. Por isso, é essencial pagar a fatura do cartão o quanto antes.
“Recomeço”: campanha do Nubank promete auxiliar na quitação de dívidas
Em abril deste ano, o Nubank se uniu à Serasa para estabelecer a campanha “Recomeço”, que visa ajudar clientes endividados a trilhar uma jornada financeira mais saudável.
A iniciativa é destinada exclusivamente a indivíduos que possuem um histórico sólido de crédito e engajamento, mas acabaram enfrentando problemas em algum momento. Nestes casos, até mesmo negativados podem ser beneficiados.
Clientes elegíveis são notificados diretamente pelo aplicativo do Nubank, onde receberão informações detalhadas sobre opções de renegociação e próximos passos. Dependendo do caso, é possível obter descontos de até 99,9%.
“Pagamentos à vista normalmente oferecem descontos maiores. No entanto, caso o valor à vista não seja viável, é possível parcelar a dívida.