Embora dormir mal seja um fator conhecido por comprometer a disposição matinal, ele pode não ser o único responsável pela sensação de exaustão ao despertar.
Afinal, existem casos de pessoas que dormem de 6 a 9 horas por noite, mas ainda assim acordam extremamente indispostas. E isso pode ser causado por um destes 7 hábitos:
Alimentação inadequada
Pessoas que não ingerem a quantidade ideal de nutrientes e gorduras acabam sentindo impactos no vigor físico e, consequentemente, na disposição.
Já as que se alimentam em excesso, principalmente no horário da noite, tendem a ter o sono prejudicado, uma vez que o corpo encontra dificuldades para processar os alimentos durante o período de descanso.
Vale destacar que também é fundamental prestar atenção ao que se consome, já que alguns alimentos, por si só, podem provocar sensação de cansaço e fadiga.
Falta de hidratação
Embora a quantidade necessária de água a ser consumida diariamente varie de pessoa para pessoa, é essencial beber toda vez que se sentir sede, pois a baixa quantidade de líquidos pode afetar o metabolismo.
Contudo, não é necessário exagerar no consumo de água, pois o excesso pode aumentar a frequência urinária e causar desconforto, principalmente na hora de dormir.
Carência de luz solar
A exposição ao sol estimula a produção de vitamina D no organismo, que é essencial para reduzir a sensação de fadiga. Portanto, evitar contato com a luz natural pode afetar profundamente a disposição.
Horários desregulados
Desenvolver uma rotina de sono é primordial para garantir noites bem dormidas, pois a falta de um padrão confunde o ritmo circadiano, resultando em vários prejuízos à saúde.
Estresse
O estresse diário eleva os níveis de cortisol e adrenalina, e, quando produzidos em excesso, esses hormônios podem comprometer a qualidade do sono e dificultar a recuperação da energia do organismo.
Falta de exercícios físicos
O sedentarismo pode contribuir ainda mais para a ausência de disposição. Por isso, é essencial enquadrar exercícios físicos na rotina, preferencialmente no horário da manhã.
Questões de saúde
O ronco pode ser um sinal da apneia obstrutiva do sono, distúrbio marcado por interrupções recorrentes da respiração e microdespertares noturnos, que tornam o sono superficial e não restaurador.