Apesar das carnes congeladas serem extremamente práticas, elas dificilmente superam a qualidade dos hambúrgeres caseiros, uma vez que eles podem ser feitos de diferentes formas.
Logo, é possível escolher o blend de carne, quais temperos serão utilizados e ainda evitar aditivos artificiais encontrados em produtos industrializados, garantindo assim um hambúrguer único e adaptado ao gosto pessoal.
E vale destacar que, para isso, não é necessário contar apenas com cortes nobres, como a picanha ou o filé mignon, uma vez que carnes baratas como o patinho podem render um ótimo blend.
Mesmo sendo magra, ela apresenta uma boa maciez e sabor, e pode servir de base para uma receita de hambúrguer que promete fazer sucesso. Confira os ingredientes abaixo:
- 1 kg de patinho moído
- 1 cebola média picada
- 1 sachê de creme de cebola
- 4 dentes de alho picados
- Cebolinha, orégano, sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: como fazer o hambúrguer corretamente
Depois de misturar todos os ingredientes em uma tigela, basta porcionar a “massa” do hambúrguer em bolinhas. Estima-se que as quantidades utilizadas rendam até 8 porções.
Na hora de fritar, é recomendável utilizar uma frigideira antiaderente. Contudo, como o patinho é uma carne magra, recomenda-se colocar uma colher de óleo na panela.
No começo do cozimento, ambos os lados do hambúrguer devem ser selados, formando uma crosta que impedirá a perda de água da carne. Para isso, basta fritar cada lado por cerca de 2 a 3 minutos em temperatura alta.
Depois que a carne estiver selada, a temperatura pode ser reduzida para finalizar o cozimento, dependendo do ponto de preferência. No caso de hambúrgueres malpassados, o tempo de selagem pode já ser o suficiente.
Por fim, basta escolher um pão de qualidade, que também deve ser selado na frigideira para evitar que ele desmanche por conta dos sucos da carne, e aproveitar o lanche, que certamente ficará tão gostoso e suculento quanto um comprado em uma hamburgueria gourmet.