É muito comum ver empresas de streaming oferecendo um período de “teste grátis” para novos usuários. No entanto, vale destacar que esta oferta vai além de apenas mostrar a qualidade do serviço.
Na realidade, elas também contam que muitos clientes podem acabar se esquecendo, ou até mesmo “ficar com preguiça” de entrar em contato para cancelar o serviço, e assim comecem a pagar por ele.
Para muitas pessoas, a mera necessidade de entrar em contato com alguma empresa já causa aversão, levando em conta o tempo e a energia que a tarefa demandam. Por conta disso, ela acaba sendo adiada ao máximo.
E de acordo com a educadora financeira Lai Santiago, da plataforma on-line de acesso ao crédito Rebel, esta mesma estratégia pode ser utilizada nas finanças pessoais para poupar dinheiro.
Chamada de “estratégia da inércia”, o método consiste no “uso da preguiça” para manter o foco no plano financeiro, e pode ser adotado das seguintes formas:
Limitar ou reduzir o limite do cartão de crédito
Diminuir o limite do cartão de crédito é muito mais prático e menos burocrático do que aumentá-lo, e auxilia bastante na hora de controlar os gastos, mantendo-os restritos à capacidade de pagamento.
Como aumentar o limite exige contato com o banco e uma nova análise de crédito, o teto limitado se torna uma espécie de proteção que pode ser mantida por bastante tempo por questão de comodidade.
Cadastro de investimento em débito automático
Para garantir uma quantia mensal destinada a investimentos sem precisar recalcular todo mês, é possível cadastrá-los em débito automático, tornando-os um compromisso regular.
Ou seja, não será algo que exigirá o esforço de separar uma quantia e decidir onde aplicá-la, pois o processo será automatizado e disciplinado, permitindo que o investimento ocorra de forma prática e contínua.
Compras pela internet
Devido à praticidade das compras online, o orçamento pode ser bastante afetado. Sendo assim, priorizar compras em lojas físicas, que exigem deslocamento, pode ser uma estratégia importante para controlar os gastos.
Plano de telefone
Assim como no caso do limite do cartão de crédito, aperfeiçoar um plano telefônico também exige contato com a operadora. Por isso, acostumar-se a um serviço mais básico pode poupar tempo, esforço e dinheiro.