Conforme a ciência avança, mas é possível nos surpreendemos com os mistérios que a natureza reserva, como no caso da Tipuana, uma árvore presente na vegetação de Foz do Iguaçu e região, mas que também é bastante popular Bolívia e norte da Argentina. Apesar de ser adaptada nessas regiões, é comum encontrá-la pela cidade de São Paulo, pois é bastante utilizada na arborização de metrópoles.
Além da sua beleza externa, com produção de folhas verdes vívidas, um dos principais destaques dessa espécie é ter uma seiva avermelhada que, quando cortada, se assemelha a sangue, deixando as pessoas impactadas com essa reação. A causa deste fenômeno se deve pela resina que fica dentro da árvore como uma forma de proteção, que é liberada quando um vaso é cortado.

Mais detalhes da Tipuana e sua importância na vegetação
Apesar de existirem relatos de Tipuanas que cresceram até 40 metros, o seu tamanho médio é de 12 a 25 metros de altura. Se destaca por ter uma copa ampla, densa e arredondada, proporcionando uma excelente sombra, por isso é tão utilizada em plantações pelas cidades. É capaz de gerar flores de coloração amarelo-ouro em forma de grupos em numerosos cachos perfumados. Apresentam uma pequena mancha marrom na base e são fundamentais para produção de pólen para borboletas.
O melhor local para plantá-las é em regiões de parques, pois suas raízes são agressivas e podem danificar calçadas, pavimentos, tubulações subterrâneas e fundações de edifícios, gerando custos significativos de reparo. Em áreas urbanas, é crucial adotar estratégias de manejo, como a instalação de barreiras físicas subterrâneas.