Os concursos públicos vêm atraindo cada vez mais candidatos em busca de evolução profissional, principalmente por conta das atrativas remunerações, benefícios e segurança que oferecem.
E para quem estava em busca de uma grande chance no setor, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) divulgou nesta semana o edital do concurso público para o cargo de promotor de Justiça substituto.
Exclusiva para bacharéis em Direito com pelo menos três anos de atuação prática na área, a oportunidade pode garantir um salário inicial de R$ 37.765,55, além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-creche e auxílio-saúde.
As inscrições devem ser realizadas através do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a responsável pela organização do concurso, a partir do dia 1º de setembro.
A taxa da prova é de R$ 300, mas o edital prevê isenção para candidatos que comprovem o pedido até 18 de setembro. Já os candidatos da ampla concorrência terão até 10 de outubro para realizar a inscrição.
Mais sobre o concurso do Ministério Público: detalhes e etapas
A prova objetiva do concurso será aplicada no dia 30 de novembro em Vitória, mas também poderá ocorrer também em cidades próximas. No total, serão 100 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas (via Portal Tempo Novo):
- Grupo 1: Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo e Direito Eleitoral
- Grupo 2: Direito Civil, Empresarial, Processual Civil e Infância e Juventude
- Grupo 3: Direito Penal e Processual Penal
- Grupo 4: Tutela Coletiva, Teoria Geral do Ministério Público e Legislação Institucional
Além das provas objetivas, o certame também contará com avaliações discursivas, exames de higidez física e mental, testes psicotécnicos, investigação social, provas orais e de tribuna, além da análise de títulos ao longo das etapas seguintes.
A princípio, o Ministério Público planeja disponibilizar 5 vagas imediatas, o que torna a disputa intensa. Contudo, haverá também a formação de cadastro de reserva.