Por conta de seu distanciamento da linha do Equador, a região Sul naturalmente apresenta as menores temperaturas do país. No entanto, neste inverno, verdadeiros recordes podem ser quebrados.
Por conta de uma massa polar, diversos estados do local tiveram incidência de neve, e em algumas cidades, os termômetros chegaram a registrar temperaturas negativas.
Isso aconteceu principalmente em municípios como São Joaquim e Urupema, em Santa Catarina, que tiveram mínimas de -1 °C e -2 °C, respectivamente, nos primeiros horários da manhã dos últimos dias.
Já no Rio Grande do Sul, a neve também foi vista em Cambará do Sul, onde os termômetros marcaram mínima de 2,1 °C, enquanto em São José dos Ausentes, a temperatura chegou a 4 °C.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a combinação da umidade trazida por uma área de baixa pressão no Atlântico, a leste do Sul do Brasil, com o avanço de uma massa de ar polar pelo interior do continente foi a grande responsável pelo frio intenso na região.
Frio deve amenizar na região Sul nos próximos dias
Na segunda-feira (11), a previsão ainda indicava baixas temperaturas na região Sul. Contudo, as condições atmosféricas passariam por mudanças ao longo da semana.
Inclusive, a partir desta quarta-feira (13), a tendência é de um clima mais agradável, com temperaturas oscilando entre 2 °C nas primeiras horas do dia e 25 °C durante a tarde. Porém, o frio ainda pode retornar nos próximos dias.
Frente fria assola outras regiões do país
De acordo com a Nottus, uma nova frente fria deve reforçar o clima congelante a partir desta quinta-feira (14), e a região Sul não será a única afetada no processo.
Capitais como São Paulo, no Sudeste do país, também devem enfrentar madrugadas geladas, mantendo o ritmo de quedas de temperatura. Além disso, estados da região Centro-Oeste também podem ser afetados. A previsão é de que o calor só retorne após o dia 20.