Existem diversos censos que servem para coletar todo tipo de informação sobre populações, incluindo características demográficas, socioeconômicas, habitação ou até mesmo o grau de felicidade que cada local pode oferecer. Normalmente, esse tipo de pesquisa pode ser feito por órgãos privados, sem fins lucrativos, como no caso do Institute for the Quality of Life (Instituto para a Qualidade de Vida, na tradução livre para o português), que analisou o Índice Cidade Feliz 2025.
Para isso, foram analisadas diversas cidades pelos países, que tinham que cumprir cerca de 82 indicadores de felicidade em seis categorias principais: cidadãos, governança, meio ambiente, economia, saúde e mobilidade. Durante o levantamento, foram selecionadas 31 cidades em todo o mundo que se destacaram por terem políticas locais que permitem que moradores tenham uma vida feliz.
Saiba quais são as 5 cidades mais felizes do mundo
5°- Antuérpia, Bélgica
Tendo como um dos principais destaques a qualidade de vida para os cidadãos, políticas públicas e meio ambiente, os moradores também elogiam o transporte público, a segurança e a facilidade para pedalar pela cidade.
4°- Aarhus, Dinamarca
O país é popularmente conhecido pela população ter um estilo de vida mais leve e feliz, por isso a segunda maior cidade da Dinamarca também está na lista. Apesar de Aarhus ter a fama de ser a “menor cidade grande do mundo”, isso favorece para que os moradores possam ter acesso a uma boa qualidade de vida, ao combinar comodidades urbanas com senso de comunidade.
3°- Singapura
Considerado uma cidade-Estado, é uma região que se destaca por diversos fatores, mas principalmente como um dos países mais felizes da Ásia, por oferecer à população um ambiente propício para negócios, além da limpeza e infraestrutura.
2°- Zurique, Suíça
É a maior cidade do país e se destacou por ter boas notas nas categorias Cidadãos e Governança, que avaliam a participação da população nas políticas governamentais e como os serviços digitais facilitam o desenvolvimento da cidade.
1°- Copenhague, Dinamarca
Um dos principais destaques da cidade é na categoria Meio Ambiente, responsável por analisar os espaços verdes, sustentabilidade e gestão de resíduos. O índice também destacou a Economia local, que faz o PIB ser elevado, permitindo que a população tenha uma renda média alta.