Uma atitude rude não se manifesta apenas em ofensas ou críticas ácidas. Na realidade, existem muitas frases que parecem inocentes à primeira vista, mas dependendo do contexto, podem soar extremamente indelicadas.
Seja por disfarçarem intenções ou minimizarem situações, estes são 8 exemplos de mensagens que devem ser removidas do vocabulário por conta de seu potencial destrutivo:
“Se você quer minha opinião sincera…”
Opiniões são bem-vindas em muitos momentos, principalmente quando são solicitadas. No entanto, quando elas surgem na forma de uma “opinião sincera”, o conteúdo nem sempre é amistoso.
“Eu só estava brincando”
Utilizada como uma forma de se esquivar da responsabilidade de pedir desculpas após uma falha, este tipo de frase pode magoar ainda mais, considerando que ela ameniza a culpa do remetente.
“Você quer…”
Não há nada de errado em perguntar se alguém quer fazer alguma coisa. Porém, quando o “você quer…” precede alguma ordem, a mensagem soa desdenhosa, quase se assemelhando a uma acusação.
“As coisas são assim”
Quando alguém compartilha uma dificuldade, a última coisa que espera é que sua experiência seja minimizada. Por isso, dizer algo como “as coisas são assim” pode soar como um descaso, anulando a importância do que foi dito.
“Certo?”
Tentar condicionar a reação das pessoas é uma atitude extremamente rude. Mas quando as falas são acompanhadas de insistências retóricas, como “certo?” ou “não é?”, a situação se torna ainda pior.
“Dê um jeito”
Longe de representar um incentivo, esse tipo de mensagem remete ao tom de um chefe autoritário dirigindo-se a seus subordinados, projetando a imagem de um emissor como alguém em quem não se pode confiar.
“Eu já te disse isso antes”
Por mais frustrante que seja repetir instruções, cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado. Assim, enfatizar que algo já foi dito antes com esse tipo de frase pode transmitir irritação e impaciência.
“Obviamente…”
Por si só, o sentimento de superioridade já soa rude. E, quando expressões como “obviamente” aparecem na conversa após uma explicação, por exemplo, a impressão de arrogância se torna ainda mais evidente.