No quesito de maiores cidades do mundo, lugares como Tóquio, no Japão e Nova Delhi, na Índia, lideram o ranking. Entretanto, no outro extremo, existe apenas um vencedor.
Isso porque a cidade de Hum, situada na península da Ístria, no norte da Croácia, é oficialmente reconhecida como a menor cidade do mundo, tendo apenas 100 metros de comprimento por 35 metros de largura.
Organizado em três fileiras paralelas de casas, separadas por duas ruas e uma praça principal, o local abriga menos de 30 habitantes, que vivem principalmente do turismo.
Apesar disso, Hum possui todas as instalações administrativas de uma cidade, incluindo até mesmo uma prefeitura. Contudo, ela ainda mantém uma estrutura medieval, com muralhas e casas de arquitetura histórica.
O que fazer em Hum?
Conforme citado anteriormente, o turismo é uma parte vital da economia de Hum, embora as opções de hospedagem sejam extremamente limitadas.
Ainda assim, a minúscula cidade chama a atenção por conta de sua arquitetura histórica, que oferece aos turistas uma verdadeira viagem no tempo.
Além disso, a culinária de Hum, marcada pelo uso de ingredientes locais, e bebidas tradicionais, como o licor Biska e a Medovina também fazem parte da experiência autêntica da cidade.
Hum não quebrou o recorde de “menor cidade do mundo”
Apesar de ser oficialmente uma cidade de realmente ser minúscula, Hum não é necessariamente uma recordista. Isso porque não há nenhum registro no Guinness, o livro dos recordes, conforme anunciado por diversos portais.
Inclusive, também há relatos que dizem que o “título” de menor cidade do mundo surgiu como uma tentativa do condado local para tentar revitalizar a vila e torná-la mais atraente para turistas.
E a tentativa foi certeira, pois Hum se tornou mundialmente conhecida por seu tamanho, e é praticamente uma parada obrigatória para turistas que visitam a região da Ístria.