Afetando milhões de pessoas ao redor de todo o mundo, a insônia pode ser causada por diversos fatores, sejam eles psicológicos, físicos, ambientais e até mesmo de estilo de vida.
O estresse, a ansiedade e a depressão são algumas das causas mais comuns deste problema, que prejudica não só a qualidade do sono, mas também a saúde em geral.
E vale destacar que uma alimentação inadequada também pode contribuir para a dificuldade para dormir. Mas felizmente, existem alguns alimentos que podem ajudar a combater este problema. Confira:
Banana
Além de ser um alimento barato e facilmente encontrado, a banana é rica em triptosfato, um aminoácido que o corpo converte em serotonina.
Posteriormente, a serotonina é convertida em melatonina, um hormônio que ajuda a regular o sono. Além disso, a fruta aind contém magnésio e potássio, minerais que ajudam a relaxar os músculos e o sistema nervoso.
A banana pode ser consumida in natura ou na forma de vitamina com leite vegetal pelo menos 1 hora antes de dormir.
Chá de camomila
Amplamente conhecida por suas propriedades calmantes e ansiolíticas, a camomila possui um antioxidante chamado apigenina, que promove o relaxamento.
Quando consumida na forma de chá, cerca de 30 minutos antes de dormir, ela pode ajuda a relaxar o corpo e a mente, facilitando o sono.
Amêndoas
O magnésio é um mineral essencial para diversas funções do corpo, incluindo a qualidade de sono, principalmente por conta de sua capacidade de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
E estima-se que uma porção de cerca de 30 gramas de amêndoas orgânicas, podem ajudar o corpo a relaxar e melhorar a qualidade do sono por conta do magnésio presente nelas. Inclusive, elas podem ser consumidas com iogurtes naturais e saladas para um lanche mais completo.
Aveia
Além de ser rica em melatonina, que por si só, já ajuda a regular o ciclo do sono, a aveia orgânica também contém boas quantidades de fibras e carboidratos que ajudam a evitar picos de energia.
Desta forma, uma tigela de mingau de aveia pode ser excelente para induzir o sono. Ainda mais se for misturada com alimentos como a banana e amêndoas.
Mel
Consumir mel orgânico antes de dormir pode aumentar ligeiramente os níveis de insulina no sangue, promovendo a liberação de triptofano, que por sua vez acaba se tornando melatonina.
Uma colher de mel adicionada ao chá de camomila ou ao leite morno é o suficiente para ajudar a acalmar o corpo, auxiliando o relaxamento.