Construída com o tempo, através de experiências compartilhadas, interesses em comum e um desejo genuíno de estar presente na vida do outro, a amizade é uma das relações mais importantes na vida das pessoas.
Afinal, ainda que não haja laços de sangue, há confiança, troca e apoio, que são elementos que fortalecem laços tão profundos quanto os familiares.
Inclusive, diversos especialistas já destacaram a importância das amizades para a saúde mental e física. Entretanto, estes efeitos só existem quando há reciprocidade entre ambas as partes.
Por esse motivo, distinguir os verdadeiros amigos é crucial, uma vez que relações falsas podem ser extremamente desgastantes, além de causarem prejuízos emocionais severos.
Como pessoas falsas costumam mascarar bem suas atitudes, nem sempre é fácil identificá-las. No entanto, estes 3 sinais podem ajudar a denunciar sua presença:
Competitividade exagerada
Em alguns casos, a competitividade pode ser saudável. No entanto, quando a amizade se baseia apenas em diminuir ou superar as conquistas dos outros, é um sinal claro da presença de pessoas invejosas, que não conseguem se alegrar com o sucesso alheio.
Falta de empatia
Conforme citado anteriormente, o apoio mútuo é um dos pilares de uma amizade sincera. Logo, quando uma pessoa não demonstra empatia e minimiza repetidamente os problemas dos amigos, manifesta claros indícios de falsidade.
Críticas destrutivas
Pessoas invejosas priorizam sempre o próprio bem-estar e demonstram pouco ou nenhum desejo de ver os outros evoluírem. Por isso, não hesitam em fazer críticas destrutivas, com o claro objetivo de desmotivar.
Como evitar os falsos amigos?
Após identificar a presença de um amigo falso, é fundamental adotar estratégias para se afastar, já que, como mencionado anteriormente, este tipo de relação pode ser extremamente prejudicial. São elas:
- Estabelecer limites, prestando atenção às informações que são compartilhadas com estas pessoas e dizendo “não” quando for necessário;
- Desenvolver autoconhecimento, identificando seus próprios limites e valores;
- Priorizar relacionamentos saudáveis, dedicando mais tempo a amigos realmente leais;
- Reduzir o contato gradualmente.
Durante o processo, é extremamente importante não sentir culpa, uma vez que é muito mais importante priorizar seu bem-estar emocional e se cercar de pessoas que te valorizam.