Consolidada como um documento desde 2019, a Carteira do Idoso pode ser solicitada por cidadãos que já possuem 60 anos ou mais.
Contudo, ela também pode ser considerada uma ferramenta para garantir mais autonomia, mobilidade e inclusão social para os idosos, uma vez que garante acesso a uma série de benefícios.
Para obter a Carteira do Idoso, é necessário atender a alguns critérios específicos além da idade, pois também é preciso ter uma renda individual de até dois salários mínimos e estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Cumprindo os requisitos anteriores, basta seguir os seguintes passos para emitir o documento:
- Emissão presencial
A Carteira do Idoso pode ser emitida presencialmente através de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Para isso, é necessário comparecer à unidade mais próxima portando o RG e CPF, comprovante de residência atualizado e um comprovante de renda, caso possua.
- Emissão online
A solicitação pode ser feita através do site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, utilizando os dados da conta Gov.br. Feito isso, basta procurar a opção “Emitir Carteira de Pessoa Idosa” e gerar o documento digital, que pode ser salvo ou impresso.
Todos os benefícios da Carteira do Idoso
Conforme citado anteriormente, a Carteira do Idoso fornece diversos benefícios que podem facilitar a vida das pessoas. Confira cada um deles abaixo:
- Transporte gratuito ou com desconto
Viagens de interestaduais de ônibus, trens e embarcações podem ser gratuitas ou com desconto mínimo de 50%. Já em transportes urbanos e metropolitanos, a gratuidade varia de acordo com a legislação local.
- Descontos em atividades culturais
Com a Carteira do Idoso em mãos, cinemas, teatros, shows e museus oferecem descontos de até 50%, garantindo momentos de lazer e cultura por um preço mais justo.
- Atendimento preferencial
O documento pode garantir atendimento prioritário em diversos serviços, incluindo bancos, hospitais, farmácias, repartições públicas e estabelecimentos comerciais.