Chuvas ácidas ou de granizo são fenômenos incomuns, mas possuem explicações científicas. Entretanto, o departamento de Yoro, no centro de Honduras é palco de um evento quase inacreditável.
Isso porque, há alguns anos, uma surpreendente “chuva” de peixes passou a atingir o local, fazendo com que estas pequenas criaturas prateadas, semelhantes às sardinhas, caiam dos céus.
Estima-se que estranho fenômeno aconteça pelo menos uma vez por ano durante as chuvas intensas que atingem a região entre a última semana de maio e a primeira semana de junho.
E vale destacar que, para os habitantes de Yoro, a situação é vista como uma bênção. Afinal, famílias locais conseguem coletar aproximadamente dez quilos de peixes, e recebem por volta de US$ 6 por cada quilo, de acordo com empresa de pesca de Regal Springs, que tem trabalhado na área há dois anos.
Por conta disso, a empresa criou a marca “Heaven Fish”, focada em vender os peixes que “caem do céu”, e garante que “mais de 60% da população participa de alguma forma nesta atividade”.
Chuva de peixes de Yoro é um fenômeno praticamente inexplicável
Embora existam algumas teorias a respeito da misteriosa “chuva de peixes”, ainda não há estudos disponíveis sobre as origens do fenômeno ou o seu impacto na população local.
Contudo, existem algumas hipóteses metereológicas que podem explicar o fenômeno. Um exemplo disso é a citação de John Knox, cientista da Universidade da Geórgia, à Smithsonian Magazine em 2015.
De acordo com ele, algo como uma tromba d’água ou um tornado pode retirar os peixes de algum lugar e arremessá-los sobre Yoro. “Algo deve acontecer a um lago que absorve uma quantidade de peixes ou outro material que é posteriormente despejado noutro local”.
Contudo, segundo a imprensa de Honduras, os moradores da cidade acreditam que o fenômeno está relacionado à intercessão do padre Manuel de Jesús Subirana, um missionário espanhol que pediu que não faltasse comida ao povo de Yoro.