Com o inverno longe do fim e o frio cada vez mais intenso, as pessoas buscam maneiras de se aquecer. E a alimentação, reconfortante por natureza, ganha destaque nessa missão.
No entanto, engana-se quem pensa que apenas sopas e caldos cumprem bem esse papel. Ainda mais levando em conta o potencial de um clássico risoto de parmesão.
Por ser quente e cremoso, o prato proporciona uma sensação de conforto e ajuda a aquecer o corpo nos dias frios. E o queijo parmesão torna a experiência ainda melhor.
Vale destacar que, apesar de parecer uma receita complexa, o risoto pode ser preparado de forma prática e rápida, e necessita dos seguintes ingredientes:
- 2 litros de água;
- 1 cubo de caldo de legumes;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 cebola picada;
- 1 xícara de chá de arroz arbóreo;
- 60 mililitros de vinho branco;
- 3 colheres de sopa de manteiga;
- Meia xícara de chá de queijo parmesão ralado;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto.
Desmistificando a receita: como preparar um risoto de parmesão perfeito
Primeiramente, é necessário colocar a água em uma panela junto de um cubo de caldo de legumes. Depois de ferver a mistura, basta reservá-la. Em outra panela, deve-se misturar refogar a cebola picada com uma colher de sopa de azeite.
Depois disso, basta acrescentar a xícara de arroz arbóreo, que deve ser refogado por pelo menos três minutos. Em seguida, o vinho branco deve ser adicionado e fervido para evaporar o álcool.
O grande segredo da receita está no momento de adicionar o caldo preparado anteriormente, que deve ser colocado gradualmente, e mexido constantemente durante todo o processo.
Depois do arroz ficar al dente, basta adicionar as 3 colheres de sopa de manteiga, meia xícara de chá de queijo parmesão ralado, sal a gosto e pimenta-do-reino a gosto para finalizar a receita, e assim garantir um risoto de parmesão perfeito para os dias frios.