Para quem tem hábito de fazer compras uma vez por mês, com intuito de economizar, sabe que o planejamento financeiro precisa ser bem equilibrado, para que não falte nada na mesa até a próxima compra. Mas, para pessoas que optam em fazer aos poucos, também existem dicas para encontrar uma forma de não gastar tanto e uma delas é saber o quanto consome, para não comprar coisas excessivas.
Vale destacar que fazer compras demanda logística e atenção até as notícias sobre o aumento de certos alimentos. Ao notar que o tomate está caro, opte por outro produto, pois é uma fruta que possui instabilidade nos preços e no próximo mês poderá ter um valor mais acessível. Isso ocorre devido à inflação, que também afeta outros alimentos da cesta básica do brasileiro, como feijão, batata e cenoura que tiveram alta acima dos 10%.
Confira dicas para economizar no mercado
1. Elabore uma lista de compras
Apesar de parecer algo óbvio, quando fizer uma lista com os itens que estão faltando na sua dispensa, terá mais foco quando estiver no mercado, evitando que tenha compras impulsivas e nem sempre necessárias. A lista pode começar com itens emergenciais, levando em consideração as refeições planejadas para a semana e as necessidades da sua família.
2. Faça um cardápio semanal
Cada família tem um hábito alimentar diferente, mas algumas coisas seguem como base, optando por arroz, feijão, uma proteína e pode ter ou não acompanhamentos de saladas e legumes. Por isso, planejar as refeições pode ajudar a comprar apenas o necessário, evitando desperdícios e compras por impulso.
3. Opte por marcas e produtos alternativos
Às vezes estamos acostumados a usar sempre o mesmo produto, porém, existem outros com os mesmos componentes e marcas alternativas podem oferecer preços mais acessíveis. Experimente marcas de produtos genéricos ou de marca própria do mercado que podem ajudar no orçamento final.