O café da manhã pode ser um dos maiores desafios para quem pretende iniciar uma dieta, uma vez que muitas pessoas não conseguem reduzir o consumo de pão.
Apesar de ser um alimento versátil e saboroso, muitos tipos de pão apresentam alto índice glicêmico, o que pode contribuir para o ganho de peso e surgimento de diversos problemas de saúde, principalmente quando consumidos em excesso.
Sendo assim, para garantir uma rotina alimentar muito mais saudável, é essencial saber escolher o melhor tipo de pão. E para isso, basta se atentar aos seguintes pontos:
- Ingredientes: um pão de qualidade geralmente contém apenas farinha, água, fermento e sal. Portanto, é ideal ler o rótulo de produtos industrializados para verificar se há aditivos artificiais na receita;
- Farinha: pães com farinha de trigo integral costumam ser muito mais saudáveis, principalmente por conta de seu maior teor de fibras, nutrientes e ação preventiva contra doenças crônicas;
- Fibras: opções com pelo menos 3g de fibra por porção auxiliam no bom funcionamento do intestino e ainda contribuem para a sensação de saciedade, favorecendo o gerenciamento do peso;
- Açúcar e sódio: pães com baixo teor de açúcar e sódio não só ajudam no controle do peso, como ainda reduzem o risco de doenças crônicas como pressão alta, doenças cardíacas e diabetes.
Melhores opções de pão
O pão francês tradicional aparece no topo da lista de recomendações de diversos nutricionistas, embora sua versão com farinha integral seja a mais recomendável para quem busca dar um upgrade na saúde.
Inclusive, os pães 100% integrais também são ótimas opções, mas é fundamental verificar o rótulo para garantir que o produto seja realmente integral, especialmente no caso dos industrializados.
Apesar do valor elevado, o pão de fermentação natural também é excelente. E vale destacar que, em alguns mercados, é possível encontrá-lo de forma fracionada por preços mais em conta.