Os desconfortos causados pela rinite alérgica afetam milhões de pessoas. A condição é uma inflamação das mucosas nasais que ocorre quando substâncias aparentemente inofensivas, como poeira ou pólen, são vistas como ameaçadoras pelo sistema imunológico.
Frequentemente, a rinite se intensifica durante mudanças sazonais, mas pode ocorrer o ano todo. Felizmente, métodos naturais podem aliviar esses sintomas.
Plantas específicas ajudam a purificar o ar, reduzindo sintomas e contribuindo para um ambiente mais saudável em casa. Conheça algumas espécies que ajudam no alívio natural da rinite alérgica.
Plantas que melhoram o ar
Desempenhando um papel importante, algumas plantas são conhecidas por sua capacidade de melhorar a qualidade do ar interno e remover poluentes. Elas podem suavizar os efeitos causados pela rinite. São elas:
Lírio-da-paz
O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é capaz de eliminar formaldeído, benzeno e xileno do ar. Esses compostos, presentes em produtos como tintas e tecidos, são irritantes nasais que podem piorar a rinite.
Areca-bambu
A areca-bambu (Dypsis lutescens) é eficaz na remoção de formaldeído, xileno e tolueno, além de aumentar a umidade do ambiente. Esses benefícios tornam a planta ideal para aliviar irritações das vias respiratórias associadas à rinite alérgica.
Palmeira-ráfis
A palmeira-ráfis (Rhapis excelsa) não só embeleza ambientes, como também é eficiente na remoção de formaldeído, além de agir como umidificador natural, ajudando a evitar crises alérgicas.
Fícus-benjamim
O fícus-benjamim (Ficus benjamina) contribui para a purificação do ar, removendo poluentes como formaldeído. Contudo, pode liberar partículas que provocam alergias em algumas pessoas.
Cuidados adicionais
A utilização de plantas integra apenas uma parte da equação. Medidas adicionais de controle ambiental são importantes. Manter ambientes limpos e arejados auxilia na prevenção de crises alérgicas.
É essencial utilizar soro fisiológico para lavagem nasal regularmente. Isso ajuda a remover alérgenos das vias respiratórias, complementando os benefícios das plantas.
A combinação de plantas apropriadas com práticas de limpeza ambiental forma uma defesa eficaz contra alérgenos, tornando a vida mais confortável.