Consumir refrigerantes já faz parte da rotina de muitas pessoas. No entanto, sabe-se que a bebida não possui praticamente nenhum benefício para o organismo.
Na realidade, muitos nutricionistas consideram a bebida uma verdadeira bomba, pois além de seu baixo teor nutricional, ela ainda é rica em açúcar, sódio e aditivos químicos, que podem causar diversos problemas de saúde, principalmente quando consumidos em excesso.
E vale destacar que estas substâncias ainda contribuem para que o refrigerante se torne um verdadeiro vício, dificultando sua redução no dia a dia.
Contudo, segundo especialistas, uma estratégia eficaz dividida em três etapas pode auxiliar quem deseja parar de consumir refrigerante de forma segura. Confira:
Etapa 1: reduzir o consumo progressivamente
Quando se trata de vícios, a redução abrupta nem sempre é viável. Isso também se aplica aos refrigerantes, já que a abstinência pode provocar dores de cabeça, irritabilidade, oscilações de humor e fadiga.
Portanto, é essencial começar reduzindo o número de latas ou copos por semana. Além disso, substituir a bebida por opções mais saudáveis sempre que possível também é uma ótima opção.
Etapa 2: reforçar as refeições principais
Refeições com baixo valor nutricional, como fast foods, costumam aumentar a vontade de consumir refrigerante, especialmente por conta de aditivos que afetam os mecanismos de saciedade.
Logo, investir em uma alimentação balanceada, rica em proteínas magras e fibras, pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de consumir refrigerantes e outras bebidas açucaradas.
Etapa 3: desconstruir o ritual de consumo
Grande parte do apego ao refrigerante está associada a um verdadeiro ritual de consumo, o que dificulta significativamente o rompimento com esse padrão.
Contudo, especialistas afirmam que a substituição por hábitos mais saudáveis, como preparar um suco natural ou um chá relaxante podem ajudar o cérebro a dissociar a sensação de prazer do ato de consumir refrigerantes, e assim estabelecer definitivamente um novo padrão de comportamento.