Surgido pela primeira vez em meados de 2008, o Bitcoin se tornou uma das criptomoedas descentralizadas e de código aberto mais famosas de todos os tempos, principalmente depois que seu uso se tornou mais frequente, aumentando sua cotação.
Mas apesar de se saber o ano em que a moeda surgiu, a verdadeira identidade de quem a criou é um verdadeiro mistério. Mesmo após quase 20 anos do lançamento da moeda, apenas o nome Satoshi Nakamoto recebe créditos por sua criação.
Basicamente, este é um codinome usado pelo criador (ou criadores) do Bitcoin, que surgiu depois que a Satoshi Nakamoto Renaissance Holdings, a dona do registro bitcoin.org, apareceu para o público pela primeira vez.
Ao longo do tempo, diversas identidades foram atribuídas ao codinome, incluindo Hal Finney, Nick Szabo e Dorian Satoshi Nakamoto. Contudo, eles sempre negaram seu envolvimento com a criação da moeda. Desta forma, o verdadeiro Satoshi Nakamoto continua sendo uma figura misteriosa.
Craig Steven Wright: o autoproclamado criador do Bitcoin
Embora diversas outras figuras tenham tentado negado ser Satoshi Nakamoto, o cientista da computação e criador da Bitcoin Cash (uma espécie de opção ao Bitcoin) Craig Steven Wright, foi o único que já reclamou publicamente a identidade para si. Mas sua afirmação acabou gerando controvérsias.
Isso porque ele nunca apresentou nenhuma prova concreta de que seja o criador do Bitcoin, mesmo enfrentando um processo judicial milionário movido pela Crypto Open Patent Alliance (COPA) por conta disso.
Posteriormente, Wright, que acabou perdendo o processo no ano passado, declarou ter decidido não apresentar mais qualquer evidência de que ele é o criador da criptomoeda. Vale destacar que, em janeiro do ano passado, o cientista da computação ofereceu um acordo para dar fim ao julgamento antes mesmo de seu início, mas ele não foi aceito pela COPA. Desde então, ele passou a ser chamado de “Faketoshi” (ou “falso Satoshi”).