Considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, o Bolsa Família surgiu originalmente em 2003 com o objetivo de quebrar o ciclo geracional da pobreza a curto e a longo prazo.
Com um valor mínimo de R$ 600 por família, o benefício vem levado melhores condições para pessoas em situação vulnerável, cuja renda de cada membro da família não utrapasse R$ 218 por mês.
Mas pesar de ser um benefício acessível, existem pessoas que não sabem como se cadastrar, mesmo estando dentro dos requisitos. Por isso, entenda o passo a passo da inscrição no Bolsa Família abaixo:
Cadastro no CadÚnico
Antes de mais nada, é necessário fazer o cadastro dos familiares no CadÚnico. Para isso, o responsável da família deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Contudo, também é possível agilizar o processo através de um pré-cadastro no site gov.br ou no Aplicativo Cadastro Único.
É preciso ter em mãos um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e CPF de todas as pessoas da família.
Entrevista de cadastramento
Depois de fazer o cadastro, o solicitante passará por uma entrevista com um assistente social da prefeitura, que busca entender o contexto do beneficiário. Se achar necessário, o profissional pode fazer uma visita à residência da família.
A análise visa investigar características do domicílio, grau de escolaridade das pessoas da família, histórico de trabalho, despesas mensais, se já recebe algum outro benefício, entre outros fatores. Mas caso o resultado seja positivo, o responsável familiar assina um formulário com os seus dados e respostas e recebe um comprovante de cadastramento.
Consulta de situação cadastral
Assim que o processo é finalizado no CRAS, inicia-se a análise das informações fornecidas por parte do governo. Normalmente, o prazo de resposta é de 3 a 45 dias, dependendo da complexidade das informações e volume de análises cadastrais.
Para acompanhar o andamento, o solicitante pode acessar o site oficial do CadÚnico, consultar o aplicativo (disponível nas lojas virtuais Apple Store e Play Store) ou ligar para o Disque Social, do Ministério da Cidadania, no telefone 0800 707 2003.
Caso seja apontada alguma pendência, ela precisa ser regularizada para que o benefício seja liberado. Contudo, se estiver tudo correto, o beneficiário poderá resgatar o valor em uma conta digital, que é aberta automaticamente na Caixa Econômica Federal.