Devido à ampla gama de funcionalidades dos celulares, estes aparelhos passaram a desempenhar um papel essencial no dia a dia de muitas pessoas.
Seja para fins de entretenimento ou trabalho, os dispositivos se tornaram aliados indispensáveis na vida moderna. No entanto, para atender a todas essas demandas, é preciso instalar diversos aplicativos.
Consequentemente, esta atitude pode acabar afetando significativamente o desempenho do celular. Ainda mais considerando que existem alguns apps populares que consomem recursos em excesso.
Sendo assim, confira abaixo alguns destes aplicativos e conheça algumas maneiras de otimizar seu uso para evitar lentidão ou outros danos ao aparelho:
Google Maps
Apesar de ser extremamente útil, o Google Maps também exige muito do telefone por conta da quantidade de funções que executa quando está sendo utilizado, comprometendo não só o desempenho, mas também a bateria.
Para tentar contornar este problema, existe uma versão mais leve do aplicativo, conhecida como “Google Maps Go”. Além disso, quando for necessário passar por regiões conhecidas, é recomendável baixar mapas offline.
Google Fotos
Os backups constantes e uploads frequentes feitos pelo Google Fotos não só lotam o armazenamento do celular, como ainda exigem muito do processador e da rede.
Por conta disso, reduzir a qualidade das imagens salvas e fazer backups apenas via Wi-Fi podem ser opções essenciais para otimizar o aparelho, bem como fazer uma limpeza periódica na galeria.
Spotify
Os serviços de streaming tornaram muito mais simples o acesso e o consumo de música. Entretanto, o recurso de download de faixas e playlists para ouvir offline, disponível no Spotify, pode comprometer o armazenamento do dispositivo.
Neste caso, limpezas periódicas de cachê e de canções que não são mais ouvidas podem auxiliar bastante. E é ideal ouvir músicas conectado à internet, sempre que possível.
Jogos
Os jogos mobile atuais são muito mais complexos do que os de antigamente, e podem exigir muito do celular como um todo, afetando a memória e o processamento.
Sendo assim, é ideal evitar a instalação de muitos jogos pesados, além de utilizar modos de desempenho disponíveis no sistema, que visam otimizar o funcionamento durante e após a execução dos aplicativos.
Redes sociais
Tendo em vista a quantidade de dados que enviam e armazenam, redes sociais como o Facebook, Instagram e TikTok se tornaram plataformas extremamente pesadas.
Contudo, existem as “versões lite” dos aplicativos, que consomem menos recursos do telefone. Além disso, desativar notificações e limpar o cachê regularmente também são ações que podem diminuir o impacto destes serviços.