Apesar da popularidade dos vídeos curtos, o YouTube continua sendo amplamente utilizado por quem busca consumir conteúdos mais longos e aprofundados.
Contudo, vale destacar que que a plataforma está introduzindo uma nova funcionalidade voltada à personalização e otimização da experiência do usuário.
Chamada de “Pule Silêncios”, a novidade permitirá que o espectador avance automaticamente os momentos de inatividade sonora ou de padrões repetitivos de um vídeo, como pausas longas entre falas ou loopings e falas redundantes em tutoriais, sem comprometer o conteúdo essencial.
Para isso, o YouTube passará a contar com uma inteligência artificial capaz de identificar esses intervalos de silêncio, que oferecerá ao usuário a opção de avançar até a retomada do som.
Dessa forma, a plataforma pode reconquistar a atenção do público para conteúdos mais longos, e assim garantir uma experiência de visualização mais dinâmica e adaptada aos hábitos atuais.
Como utilizar a nova função do YouTube?
No momento, o “Pule Silêncios” ainda está em fase de testes, e portanto, não está disponível para todos os usuários, nem mesmo do YouTube Premium. Logo, somente pessoas selecionadas podem utilizar a nova funcionalidade até o momento.
Contudo, já se sabe que o novo recurso aparecerá diretamente no player, junto aos controles tradicionais de velocidade e qualidade. E vale destacar que, assim que ativado, o recurso funcionará automaticamente, sem necessidade de configurações adicionais.
Nova funcionalidade do YouTube representa desafio para criadores
Apesar de otimizar a visualização para o público, o recurso de “Pular Silêncio” pode gerar novos desafios para criadores de conteúdo, que precisarão modificar o ritmo e a intencionalidade original dos vídeos.
Em contrapartida, a função pode ajudar a manter a atenção dos usuários, já que uma navegação mais dinâmica aumenta as chances de que assistam ao vídeo por completo.
Além disso, o “Pular Silêncio” também pode motivar youtubers a planejar vídeos com maior foco na objetividade e clareza, melhorando o conteúdo da plataforma como um todo.