Apesar do avanço das leis, o combate aos crimes virtuais continua sendo um desafio significativo por conta de diversos fatores que dificultam a identificação, investigação e punição deste tipo de criminosos.
No entanto, para tentar reverter esse cenário e recuperar a confiança dos jovens nas autoridades, a polícia da Dinamarca adotou, há cerca de dois anos, uma iniciativa inusitada.
Através da plataforma Twitch, policiais fazem transmissões ao vivo de partidas de jogos como Minecraft, Roblox e Counter-Strike, dependendo do público que pretendem atingir, e conscientizam jovens durante a jogatina.
A princípio, a proposta enfrentou resistência popular. Contudo, os resultados positivos começaram a surgir, o que levou à sua gradual aceitação por parte da comunidade.
Vale destacar que, além das transmissões, o Departamento de Patrulha Virtual, como foi nomeada a divisão, ainda realiza encontros virtuais voltados ao aconselhamento parental e promove sessões interativas de perguntas e respostas sobre temas como cyberbullying e assédio online.
Entenda o trabalho dos policiais do Departamento de Patrulha Virtual
Atualmente, o Departamento de Patrulha Virtual conta 10 policiais treinados para interagir com os jovens em canais como o Discord ou a já citada Twitch.
Durante as conversas, eles orientam os espectadores a respeito de crimes virtuais e ficam atentos ao recebimento de denúncias. Caso algum comportamento suspeito seja relatado, a corporação dá início a uma investigação.
Iniciativa pode se estender para outros países
Conforme citado anteriormente, as leis de combate aos crimes virtuais precisam estar em constante evolução, considerando o avanço das tecnologias e o surgimento de novas modalidades de delitos online.
E o sucesso da iniciativa da polícia dinamarquesa já está sendo vista com bons olhos por outros países, uma vez que representantes já procuraram as autoridades para saber mais sobre o projeto.
Desta forma, a atuação permanente de policiais no ambiente virtual pode se consolidar como uma realidade, representando uma oportunidade significativa para tornar a internet um espaço mais seguro para os jovens.