Para se garantir uma rotina verdadeiramente saudável, não basta apenas seguir dietas e praticar exercícios físicos. Afinal, boas noites de sono também são essenciais para garantir mais saúde.
E vale destacar que isso é cientificamente comprovado, uma vez que diversas pesquisas afirmam que o sono possui um efeito reparador, contribuindo para o bem-estar geral.
Em contrapartida, dormir pouco pode não apenas anular os benefícios esperados, como ainda pode contribuir para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.
Vale lembrar que é recomendado que adultos durmam entre 7 a 9 horas por noite, especialmente a partir da meia-idade, para evitar o risco da doença. Por isso, negligenciar o descanso pode ser extremamente prejudicial.
Sistema glinfático: como o sono reparador evita o Alzheimer
A fase de sono profundo, que ocorre principalmente na primeira metade da noite, é uma das mais importantes para evitar a degradação cerebral, uma vez que é neste momento que o sistema glinfático atua com mais intensidade.
Servindo como uma espécie de “sistema de limpeza” do sistema nervoso central, ele remove resíduos metabólicos, como proteínas e outras substâncias tóxicas, e distribui nutrientes essenciais para o cérebro.
Desta forma, dormir bem para garantir o bom funcionamento do sistema glinfático pode não só ajudar a reduzir o risco o desenvolvimento de Alzheimer, mas também de outras doenças como Parkinson, traumatismo cranioencefálico e até mesmo acidente vascular cerebral (AVC).
Como prevenir o Alzheimer?
Embora o sono tenha um papel importante, outras práticas também ajudam a proteger o cérebro de doenças como o Alzheimer, tais como:
- Controlar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão;
- Manter a mente ativa;
- Gerenciar o estresse;
- Praticar atividade física regularmente;
- Adotar uma alimentação saudável;
- Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool;
- Manter-se socialmente ativo;
- Proteger a cabeça contra lesões;
- Fazer exames de rotina e avaliações da saúde cerebral com frequência.