Ao planejar uma viagem internacional, muitas pessoas acabam escolhendo países europeus como destino, principalmente por conta dos visuais deslumbrantes de muitas cidades do continente.
Contudo, locais como a cidade de Icó, localizada a apenas quatro horas de Fortaleza, relembram que não é necessário viajar para longe para se surpreender com belíssimas estruturas de cidades europeias.
Carregando o título simbólico de “Paris do Sertão”, apelido que ganhou ainda no século XIX, o local foi a quarta vila instalada no Ceará, e conta com uma arquitetura histórica e charme cultural que se assemelham bastante com as da Cidade Luz.
Vale ressaltar que, durante o período colonial e imperial, Icó foi um importante centro comercial e econômico para o Nordeste do país, além de ter se consolidado como um verdadeiro polo de efervescência intelectual e artística.
Aspectos socioeconômicos da cidade de Icó
A economia de Icó é bem diversa, e se divide entre a agricultura, pecuária, extrativismo e atividades industriais. Contudo, o turismo também se tornou uma das grandes fontes de renda da cidade.
Além de seu sítio arquitetônico histórico, que integra o Patrimônio Histórico Nacional, o local ainda é cercado por belezas naturais que podem tornar a visita extremamente relaxante.
Turismo em Icó: o que fazer na cidade?
Icó pode ser considerado o destino perfeito para quem busca um equilíbrio entre história, cultura e belezas naturais, tendo as seguintes opções como principais atividades:
- Patrimônio histórico: o Teatro da Ribeira dos Icós, a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja de Nossa Senhora da Expectação e a Casa do Barão do Crato são algumas das principais localidades históricas da cidade, e justificam o título de “Paris do Serão”;
- Belezas naturais: as cachoeiras do Muquém e do Canto são perfeitas para quem busca relaxar em meio à natureza;
- Cultura e festas: a Festa de Nossa Senhora da Expectação são eventos tradicionais da cidade;
- Artesanato e feira: ideal para vivenciar a cultura regional, a Feira de Icó é uma das mais tradicionais da região.