No ano de 2014, internautas se despediram oficialmente do Orkut, a famosa rede social do Google que fez sucesso na Índia e, principalmente no Brasil.
No entanto, por volta de 2022, o programador turco Orkut Büyükkökten, responsável pela criação da plataforma, passou a indicar publicamente a possibilidade de um retorno.
E para a alegria dos mais nostálgicos, isso pode estar muito perto de acontecer, uma vez que a atual startup do programador pretende iniciar uma fase de testes fechados da nova versão do Orkut ainda em 2025, mas com convite restrito.
Já o acesso ao público público geral deve ocorrer no início de 2026, tendo o Brasil, mais uma vez, como mercado de destaque. Inclusive, vale destacar que a equipe de desenvolvimento do “novo Orkut” está distribuída entre São Paulo e o Vale do Silício.
Funcionalidades do “novo Orkut”
Muitos detalhes sobre a nova versão do Orkut ainda estão sendo mantidos em segredo. Contudo, desenvolvedores confirmaram que a interface contará com os seguintes elementos:
- Layout repaginado
A página inicial manterá um design semelhante ao da rede original, com um simples feed de atualizações de amigos e comunidades. No entanto, o layout será atualizado para funcionar bem em aparelhos modernos.
- Comunidades modernizadas
As clássicas comunidades ganharão algumas ferramentas extras, como tópicos internos, configuração avançada de privacidade e moderação facilitada, além de possibilidade de eventos e enquetes.
- Depoimentos e “scraps”
Os marcantes depoimentos também serão trazidos de volta, mas agora, usuários poderão definir a visibilidade das publicações, gerindo melhor do que publicam uns sobre os outros.
- Interação e segurança
A nova versão da rede social também incluirá tecnologias atuais, como inteligência artificial para cuidar de denúncias e regimes anti-spam. Além disso, o Orkut ainda terá sistema de mensagens diretas, grupos privados e controle de permissões para publicar conteúdos.
Principais impactos do retorno do Orkut
Muito além de agradar os fãs da rede social pela nostalgia, Büyükkökten afirmou que o projeto visa criar um ambiente no qual os usuários podem interagir e construir laços reais, e se preocupar menos com viralizações.
Desta forma, além de atrair usuários antigos, o “novo Orkut” também visa conquistar a Geração Z, que busca experiências digitais menos exaustivas e tóxicas.