Após o cardeal Robert Francis Prevost ser eleito o novo papa, no qual assumiu o comando sob o nome de Leão XIV, várias mudanças já ocorreram no Vaticano e uma delas é o cardápio que o pontífice escolheu. De acordo o portal Reuters, a sua dieta tem bastante influência dos tempos em que passou no Peru, pedindo que tenha duas especialidades do país sul-americano em seus pratos.
Boa parte da sua dedicação à religião foi no Peru e isso fez com que ele se aproximasse dos pratos tradicionais que seguem te acompanhando até hoje. Entre pratos que o Papa aprecia, está o clássico da gastronomia peruana, que é o ceviche, que é peixe fresco cortado e marinado no suco de limão, permitindo que tenha uma acidez refrescante.
O ceviche é normalmente acompanhado por legumes frescos, como cebola e coentros, tornando-o uma refeição leve e saborosa. É um dos pratos mais populares do Peru e, pelo jeito, também será no Vaticano.
Saiba outros pratos que o Papa Leão XIV prefere
Além do ceviche, também foi revelado sua preferência por um prato chamado franco chicharrón, que foi descrito pela Reuters como frango frito em pedaços de forma que fique bastante crocante e suculento por dentro. Este petisco pode ser servido com diversos molhos que lhe acrescentam diferentes sabores, dependendo da região. Esse prato também é popular no Peru e é bastante consumido como uma “comida de rua” por ser destaque em barracas e festivais.
Outra curiosidade em torno do novo Papa é gostar de tênis. Apesar dos pontífices serem reservados, desde Franscisco essa questão foi um pouco mais flexível, tanto que era um grande apreciador do futebol. Diante da informação de que Leão XIV é fã do esporte de quadra, o italiano Jannik Sinner, que é líder do ranking mundial desta modalidade, o visitou após sua eleição.