Entre os diversos aspectos avaliados na hora de comprar um carro, a cor também exerce influência na decisão dos consumidores brasileiros.
Afinal, além de refletir o estilo pessoal do proprietário, a escolha ainda influencia na visibilidade, segurança e até mesmo na valorização na revenda.
E de acordo com resultados divulgados pela Webmotors Autoinsights, uma ferramenta que acompanha o mercado automotivo nacional, os carros pretos continuam fazendo sucesso com o público nacional.
Só no primeiro trimestre de 2025, estima-se que os modelos da cor preta representaram 22,42% das buscas dos consumidores, ocupando o 1º lugar no ranking.
Em sequência, estão os veículos nas cores branca e prata, que são igualmente sóbrias, e ocuparam cerca de 22,28% e 18,29% das buscas, respectivamente.
Por que carros da cor preta fazem sucesso no Brasil?
Embora existam preferências pessoais a respeito da escolha do veículo, carros de cores escuras costumam se destacar com o público pois preto e cinza são associadas a sofisticação e elegância.
Além disso, cores escuras podem esconder melhor a sujeira, dispensando a necessidade de limpezas frequentes e, desta forma, economizando tempo e dinheiro dos consumidores.
Carros mais procurados no Brasil no primeiro trimestre de 2025
Além de mostrar as cores mais pesquisadas, o ranking da Webmotors AutoInsights também revelou quais modelos de veículos foram mais buscados pelos brasileiros nos primeiros meses de 2025. São eles:
- Hyundai Creta – 12,3%;
- Toyota Corolla Cross – 11,44%;
- Toyota Corolla – 11,43%;
- Ford Ranger – 11,07%;
- Volkswagen Nivus – 10,37%.
De acordo com uma matéria do g1, o SUV da marca coreana se consolidou como o carro mais vendido no varejo no primeiro mês do ano, com mais de 4 mil unidades vendidas.
Inclusive, os dados da Webmotors também revelaram a crescente popularidade dos utilitários esportivos entre os brasileiros, uma vez que a categoria se destacou entre as vendas de automóveis de passeio e comerciais leves.