Em meio a tantas criações por Inteligência Artificial, um caso chamou a atenção da mídia mundial, quando 20 mil patinhos de borracha foram jogados em um rio. O evento realmente aconteceu e os brinquedos foram despejados no rio Alzette, em Luxemburgo, algo tradicional no país, quando ocorre o chamado “Duck Race” (Corrida de Patos). O principal motivo para essa corrida inusitada é a arrecadação de fundos para diversas instituições de caridade.
Uma das organizações responsáveis pelo evento é a Round Table Luxembourg, fazendo com que a Duck Race continue ocorrendo no país, diante da popularidade do evento. Para que todos possam participar, as pessoas podem “apadrinhar” um pato por uma pequena taxa e, se o pato patrocinado cruzar a linha de chegada entre os primeiros, o patrocinador ganha prêmios, que podem incluir um carro novo, bicicletas elétricas e outros brindes.
Mais detalhes de como funciona a corrida com patos de borracha
Apesar de parecer algo inofensivo, essa tradição tem gerado algumas preocupações ambientais devido à quantidade de plástico liberada no rio. Em defesa ao evento, os organizadores afirmam que o evento faz parte de iniciativas que buscam combater o desperdício e promover a sustentabilidade.
Embora tenha essa preocupação com o meio ambiente, a corrida de patos em Luxemburgo segue sendo um sucesso e se destaca por ser uma forma criativa e divertida de mobilizar a comunidade para apoiar causas sociais e de caridade, mesmo que seja importante o debate sobre os impactos negativos que podem ocorrer com a natureza.