Mesmo com os frequentes alertas, grande parte da população ainda não compreende a gravidade da crise climática que o planeta enfrenta.
Entretanto, um relato alarmante do astronauta francês Thomas Pesquet fez com que muitas pessoas finalmente começassem a entender o tamanho do problema.
Isso porque, após passar cerca de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional, o integrante da Agência Espacial Europeia revelou que os efeitos das mudanças climáticas já são visíveis do espaço.
Segundo Pesquet, foi possível observar o quanto as geleiras recuaram desde sua visita anterior, em 2016, deixando claras as consequências das atividades humanas.
Em entrevista ao portal CNN, ele ainda comentou que foi possível testemunhar um aumento na frequência e na força de fenômenos climáticos extremos, como furações e incêndios florestais.
Inclusive, por conta disso, o astronauta decidiu se tornar um Embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Satélites monitoram o clima da Terra e suas mudanças
Vale lembrar que, além dos astronautas, satélites em órbita também desempenham um papel fundamental, coletando dados essenciais para entender o clima da Terra e monitorar as mudanças climáticas.
Dentre as informações coletadas por estes equipamentos, constam os seguintes elementos:
- Gases de efeito estufa na atmosfera;
- Camada de ozônio;
- Nível dos oceanos;
- Derretimento das calotas polares;
- Derretimento do solo permafrost;
- Temperatura dos oceanos;
- Cores dos oceanos;
- Incêndios florestais;
- Desmatamento.
Com acesso a estes dados, cientistas podem monitorar a saúde do planeta com mais assertividade e, desta forma, prever eventos climáticos extremos.
Além disso, também é possível desenvolver estratégias eficazes de adaptação e mitigação, como o planejamento urbano sustentável, o desenvolvimento de culturas agrícolas mais resistentes, por exemplo.
E como mencionado anteriormente, essa ainda visão contribui para despertar a consciência coletiva, revelando que os impactos da destruição ambiental não são apenas dados em relatórios, mas fatos concretos já perceptíveis ao redor do mundo.