Representada por símbolos no canto inferior direito das mensagens, a confirmação de leitura do WhatsApp indica se o conteúdo foi entregue e visualizado pelo destinatário.
Popularmente conhecidas como “tiques”, essas marcações mudam assim que a mensagem é lida, sendo dois tiques azuis o sinal de que ela foi vista corretamente.
Entretanto, caso a confirmação de leitura do aplicativo esteja desativada, não será possível ter acesso a esta informação, mesmo que a mensagem tenha sido lida.
No entanto, existem dois truques simples que podem contornar essa funcionalidade, utilizando ferramentas nativas do próprio WhatsApp. Confira:
- Áudios breves
Caso a confirmação de leitura não apareça após o envio de uma mensagem de texto, basta enviar um áudio de curta duração para o destinatário.
Isso porque, para este tipo de conteúdo, ainda é possível se obter uma confirmação de leitura, pois o ícone do microfone ficará azul. Com isso, é possível deduzir que as mensagens anteriores também podem ter sido visualizadas.
- Grupo do WhatsApp
Mesmo com a função “visto por último” desativada nas conversas individuais, o WhatsApp ainda exibe quem visualizou mensagens em um grupo.
Logo, caso o destinatário apareça entre os visualizadores, fica confirmado que ele está online e em breve deve ler suas mensagens privadas.
Como desativar a confirmação de leitura do WhatsApp?
A desativação da confirmação de leitura do WhatsApp pode ser influenciada por diversos motivos, incluindo privacidade ou a busca por menos interações imediatas.
E vale destacar que executar a função é extremamente simples, sendo necessário apenas abrir o aplicativo e seguir o seguinte passo a passo:
- Acessar as configurações do WhatsApp;
- Selecionar a opção “Privacidade”;
- Dentro da opção, desativar a função “Confirmações de leitura”.
Também é possível limitar o acesso às informações de “visto por último” e “online”. Para isso, basta selecionar a opção com o nome das duas funções e determinar quem terá acesso à elas.