Apesar da água ser uma bebida essencial para garantir o bom funcionamento do corpo humano, consumi-la nos Estados Unidos está se tornando uma tarefa complicada.
Isso porque estudos recentes revelaram que as substâncias perfluoroalquil e polifluoroalquil, mais conhecidas como PFAS, estão contaminando a água do país.
De acordo com a pesquisa, publicada pelo cientista de engenharia ambiental da NYU, Bridger Ruyle, estima-se que cerca de 23 milhões de cidadãos estadunidenses estão expostos a estes produtos químicos, que fazem parte da composição de medicamentos prescritos e outros produtos de consumo.
Curiosamente, as substâncias acabam sendo despejadas em rios e lagos pelas estações de tratamento de águas residuais, e removê-las é extremamente difícil.
O Serviço Geológico dos EUA destacou que aproximadamente 45% da água da torneira contém PFAS. E mesmo com os esforços para combatê-las, o problema ainda está longe de chegar ao fim.
Impactos dos PFAS na saúde
Estudos científicos associam a exposição aos “produtos químicos eternos” aos seguintes problemas de saúde:
- Sistema imunológico: redução da resposta de anticorpos, tornando o corpo mais suscetível a infecções;
- Sistema endócrino: desequilíbrios hormonais, como a perturbação da função da tireoide;
- Sistema reprodutivo: diminuição da fertilidade e complicações na gravidez, incluindo efeitos adversos no desenvolvimento fetal;
- Câncer: aumento do risco de câncer de rim e testicular;
- Fígado e colesterol: alterações nos níveis de colesterol e danos ao fígado;
- Desenvolvimento infantil: dificuldades no crescimento e desenvolvimento.
Como se proteger dos efeitos nocivos das substâncias?
- Verificar a qualidade da água
Cidadãos estadunidenses podem fazer contato com a companhia que cuida do sistema de água local para obter informações sobre os níveis de PFAS da área.
- Utilizar filtros de água
Filtros de carvão ativado e sistemas de osmose reversa são ótimas ferramentas para ajudar a remover PFAS da água potável.
- Se atentar aos produtos utilizados em casa
Os PFAS são encontrados em uma variedade de produtos do cotidiano. Por isso, é essencial evitar itens que contenham esta substância.