Devido à praticidade, os alimentos industrializados acabam sendo uma alternativa conveniente para grande parte da população, sobretudo para quem enfrenta uma rotina acelerada.
Embora o consumo moderado de alguns desses alimentos não cause grandes impactos à saúde, há muitos outros que, se possível, devem ser evitados.
Isso porque eles apresentam um alto teor de açúcar, sódio ou outras substâncias em sua composição, e com isso, podem contribuir para o surgimento de diversas doenças. Portanto, para garantir uma vida com mais saúde, é essencial retirar estes 4 alimentos do cardápio:
Ultraprocessados
- Riscos: aumento do nível de gordura corporal, inflamações e doenças cardiovasculares.
Caracterizados por sua longa lista de ingredientes que não são comumente usados em preparações culinárias caseiras, os alimentos utraprocessados recebem este nome por passarem por diversas etapas de processamento.
Ricos em açúcares, gorduras trans, sódio e aditivos químicos, se enquadram neste grupo os salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, pratos congelados, bolos prontos e diversos outros alimentos.
Açúcares adicionados
- Riscos: ganho de peso, diabetes e doenças cardíacas.
Além do açúcar naturalmente presente, estes alimentos ainda contam com outros açúcares como a sacarose, glicose, frutose, xarope de milho, mel, melaço, entre outros.
Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, contém altos níveis destas substâncias. Porém, elas também podem ser encontradas em molhos, chocolates e até mesmo barras de proteína.
Temperos prontos
- Riscos: doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.
Apesar de facilitarem a vida de quem precisa comandar o fogão, estes temperos de saquinho ou em cubos contam com uma alta quantidade de sódio, conservantes e aditivos artificiais.
Macarrão instantâneo
- Riscos: aumento da pressão arterial, problemas cardíacos, dificuldades digestivas e ganho de peso.
Devido ao alto teor de sódio, gorduras saturadas e aditivos químicos em sua composição, o miojo pode se tornar um verdadeiro vilão para quem busca uma alimentação saudável.