Em julho do ano passado, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgou o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontou quais cidades foram consideradas as mais violentas do país.
De acordo com o relatório, o topo do ranking negativo é ocupado por municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, representados por estas 10 cidades:
Santana (AP)
Com 92,9 mortes violentas por 100 mil habitantes, esta importante cidade, que tem tem uma conurbação com Macapá, a capital do estado do Amapá, saltou da 31ª posição para a 1ª em apenas dois anos.
Camaçari (BA)
Conhecida como “Cidade Industrial”, por abrigar o Polo Industrial de Camaçari, o quarto município mais populoso do estado da Bahia também é um dos mais perigosos, com 90,6 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Jequié (BA)
Localizada na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata, esta cidade baiana registrou cerca de 84,4 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Sorriso (MT)
Apesar de ser reconhecido como a Capital Nacional do Agronegócio e o maior produtor individual de soja do mundo, o município localizado no norte mato-grossense registrou 77,7 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Simões Filho (BA)
Com uma taxa de 75,9 mortes violentas por 100 mil habitantes, a cidade conurbada com a capital baiana, apesar de ser um importante polo industrial, foi classificada como extremamente violenta.
Feira de Santana (BA)
Cidade-sede da Região Metropolitana de Feira de Santana e da Região Imediata de Feira de Santana, que é formada por 33 cidades, o município baiano atingiu o resultado de 74,5 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Juazeiro (BA)
Conhecida como a “Terra das Carrancas”, a cidade baiana divergiu muito pouco de sua conterrânea anterior, registrando 74,4 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Maranguape (CE)
Berço de diversas figuras históricas, incluindo a abolicionista Elvira Pinho e o humorista Chico Anysio, a cidade cearense computou cerca de 74,2 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Macapá (AP)
Consolidada como o quinto município mais populoso da Região Norte, a capital do Amapá não ficou de fora do ranking, tendo registrado por volta de 71,3 mortes violentas por 100 mil habitantes.
Eunápolis (BA)
Com 70,4 mortes violentas por 100 mil habitantes, a cidade localizada no extremo sul do estado da Bahia concluiu o top 10 do FBSP.