Pela complexidade envolvida e pelos inúmeros mistérios que o universo ainda guarda, as viagens espaciais continuam despertando a curiosidade de muitas pessoas.
E entre as principais curiosidades está a alimentação dos astronautas, uma vez que esses profissionais podem passar meses no espaço.
Para garantir o sucesso das missões, a alimentação dos astronautas é uma parte crucial do planejamento, sendo definida com anos de antecedência por especialistas da área, como médicos e nutricionistas.
É fundamental que eles consumam alimentos ricos em nutrientes essenciais para preservar a saúde e o bem-estar, especialmente diante dos efeitos da microgravidade, que afeta diretamente o funcionamento do corpo.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, os alimentos consumidos no espaço são bastante comuns. O que muda, na verdade, é a forma como são preparados e ingeridos, uma vez que eles são desidratados, liofilizados ou termoestabilizados.
- Alimentos desidratados: purê de batatas, macarrão e frutos do mar são alguns exemplos de alimentos que podem ser desidratados e reidratados novamente pelos astronautas;
- Alimentos liofilizados: alguns alimentos também podem ser liofilizados, incluindo frutas e legumes;
- Alimentos termoestabilizados: carnes e sopas podem ser termoestabilizadas, e consumidas durante a missão;
- Alimentos frescos: algumas frutas e biscoitos podem ser consumidos em sua forma natural;
- Barras energéticas e snacks.
Apesar de ainda serem utilizados para purês e pastas, os alimentos em tubos, que comumente eram associados à dieta dos astronautas, vem se tornado cada vez menos comuns.
Alimentos proibidos para os astronautas
Alguns alimentos são estritamente proibidos durante a viagem espacial, principalmente por conta do risco que podem oferecer aos astronautas e aos equipamentos.
Um bom exemplo são os pães e outras comidas que soltam migalhas, já que essas partículas podem flutuar pela cabine, danificar equipamentos sensíveis ou até causar engasgos nos astronautas.
Além disso, bebidas gaseificadas, como os refrigerantes, devem ser evitados por conta do risco de gerarem acúmulo de gases devido à falta de gravidade.
Inclusive, os alimentos líquidos precisam sempre estar em embalagens específicas, com canudos, para que nenhuma gota escape e cause algum dano.