As serpentes venenosas são a principal causa da ofidiofobia de muitas pessoas, que temem ser picadas por estes répteis poiquilotérmicos.
Mas este certamente não é o caso do ex-mecânico estadunidense Tim Friede, que ficou conhecido mundialmente como “mister cobra”.
Picado pela primeira vez aos 5 anos de idade, Friede desenvolveu um verdadeiro fascínio por esses animais. Já adulto, decidiu enfim começar a colecioná-los e estudá-los de forma mais profunda.
Com o tempo, o ex-mecânico começou a reconhecer o risco que estava correndo, e com isso teve uma ideia inusitada: tornar seu organismo imune ao veneno das cobras, produzindo anticorpos para combatê-lo.
Para alcançar esse objetivo, Friede arriscou a própria vida em diversas ocasiõe. Mas, em troca, fez descobertas notáveis e de altíssimo valor científico.
“Mister cobra” já recebeu mais de 200 picadas
Para atingir seu objetivo, Friede começou injetando pequenas doses diluídas de veneno em seu próprio corpo. Mais tarde, decidiu intensificar o experimento ao se expor intencionalmente às picadas.
Mas vale destacar que o procedimento não rendeu resultados positivos de imediato, uma vez que o ex-mecânico acabou indo parar no hospital, ficando em coma por quatro dias na UTI.
Depois de se recuperar, ele seguiu com os experimentos, documentando-os através da internet. E estima-se que, ao longo de seus anos de pesquisa, Friede tenha recebido mais de 200 picadas de cobras diferentes.
Ele também efetuou por volta de 700 aplicações de veneno por seringas, mas passou a realizar exames regulares para testar seus anticorpos.
Experimentos do “mister cobra” podem ajudar a criar um soro universal
De acordo com Friede, ele já conseguiu adquirir o dobro de anticorpos específicos para veneno no sangue do que um ser humano normal possui.
Por conta disso, o sangue do ex-mecânico pode ajudar na criação de um soro antiofídico universal, efetivo para qualquer tipo de veneno de cobras.
Inclusive, um estudo recente revelou que os anticorpos do sangue de Friede, somados ao inibidor, foram capazes de neutralizar 13 dos 19 venenos mais perigosos de todos.