O dia 22 de junho marcou um momento de grande relevância para a Tesla, a empresa comandada pelo bilionário Elon Musk.
Isso porque, na data em questão, a companhia de tecnologia implantou um pequeno grupo de carros sem motorista na cidade norte-americana de Austin, Texas.
Conhecido como Tesla Cybercab, ou simplesmente “robotáxi”, o veículo é totalmente autônomo, e comporta até dois passageiros por viagem, por hora.
Entretanto, por ainda estar em fase de testes, os táxis que circularam no bairro de South Congress contaram com a presença de “monitores de segurança” no banco do passageiro.
Não ficou claro o quanto de controle os profissionais tinham sobre os veículos, mas a Tesla afirma que os testes foram um sucesso. Inclusive, Musk chamou o momento de “ápice de uma década de trabalho árduo” em uma publicação em sua rede social X.
Como foram feitos os testes com os táxis autônomos de Elon Musk?
Na manhã de domingo, cerca de 10 SUVs Model Y autônomos circularam por uma área restrita de South Congress, realizando, pela primeira vez, o transporte de passageiros pagantes.
Estes passageiros eram influenciadores digitais convidados pela Tesla para participar da viagem-teste nos robotáxis, que, segundo Elon Musk, foram disponibilizados por uma taxa fixa de US$ 4,20.
Através de suas redes sociais, o investidor Sawyer Merritt compartilhou sua experiência com a novidade da Tesla, repercutindo o sucesso da operação.
O que o sucesso do robotáxi representa para a empresa de Elon Musk?
Analistas apontam que a capacidade de fornecer veículos autônomos consolidaram a Tesla como a montadora de automóveis mais valiosa do mundo.
Ainda assim, a Tesla terá pela frente o grande desafio de cumprir a meta traçada por Elon Musk, que prometeu expandir o serviço para outras cidades até o final do ano.
Vale destacar que o custo de desenvolvimento dos robotáxis ainda é altíssimo. Com isso, pode levar anos ou décadas para que a produção se intensifique.