No Brasil, sabemos que a neve é algo extremamente raro e só ocorre em circunstâncias mínimas, quando existem geadas no extremo sul do país. Diante desse cenário escasso, os brasileiros procuram opções para conhecer ambientes com neve e uma delas é o Chile, que oferece paisagens congelantes que são extraordinárias. Para ter a chance de vislumbrar as montanhas brancas, saiba que a melhor época para viajar é durante o inverno austral, que ocorre de meados de junho a meados de setembro.
Inclusive, o mais recomendado é ir entre julho e agosto, que são meses que geralmente possuem maior probabilidade de neve nas áreas de montanha, como a Cordilheira dos Andes, onde se encontram as principais estações de esqui próximas a Santiago, como Valle Nevado, Farellones, El Colorado e La Parva.
O que fazer no Chile durante o período de neve no país
O mês de julho é considerado o auge da temporada de neve chilena, com maior probabilidade de encontrar boas condições para esquiar e praticar outros esportes de inverno. É também um período de férias escolares no Chile, o que significa que as estações de esqui podem estar mais movimentadas e os preços de hospedagem e passeios podem ser mais altos. Em Santiago, as temperaturas são frias, com máximas em torno de 10°C a 15°C e mínimas podendo chegar perto de 2°C a 5°C.
Se optar por ir no mês de agosto, saiba que também terá oportunidade de esquiar, pois ainda existe uma boa quantidade de neve, sendo menos procurado que julho. Já setembro, a temporada está se encerrando, porém, ainda é possível encontrar neve em algumas áreas, especialmente no início do mês e em estações de maior altitude. No entanto, as temperaturas começam a subir gradualmente.