Na última segunda-feira (09/06), ocorreu a WWDC 2025 (Apple Worldwide Developers Conference), uma conferência organizada pela Apple Inc. para revelar quais serão as novidades da empresa. De acordo com os CEO’s, várias mudanças serão feitas nos aparelhos e no sistema operacional, diante do iOS 26 que promete uma série de alterações significativas, afetando celulares, iPadOS 26 e o macOS Tahoe 26.
Além das novidades que serão lançadas nos próximos meses, a Apple também revelou o encerramento do suporte oficial a diversos dispositivos lançados nos últimos anos, incluindo o popular iPhone XR e modelos de MacBooks até 2020, deixando os usuários um pouco apreensivos, pois ficarão sem o suporte da empresa. Em contrapartida, quem possui aparelhos mais recentes, terão a chance de aproveitar as novidades que foram divulgadas na conferência.
Saiba todas as novidades da Apple com iOS 16
O primeiro destaque vai para o novo design “Liquid Glass” (Vidro Líquido), que promete entregar um visual como se a tela dos aparelhos fossem translúcidas e fluidas. Essa função vai fazer parte de toda a interface, incluindo a Tela Bloqueada, Tela de Início, Central de Controle e apps. Ícones de apps e elementos de interface terão um visual mais translúcido, como vidro, reagindo ao toque e movimento.
Com intuito de otimizar ainda mais a Inteligência Artificial dos aparelhos, a Apple anunciou que haverá uma série de mudanças na Apple Intelligence, permitindo que tenham traduções simultâneas de textos ou áudios, nos app do Telefone, Mensagens e FaceTime. Novas ações no app Atalhos aproveitam a Apple Intelligence para criar imagens, resumir texto e acessar respostas de IA dentro dos seus fluxos de trabalho automatizados.
Outro destaque interessante do sistema operacional é ampliar as ferramentas de acessibilidade, permitindo que pessoas com deficiências visuais ou auditivas possam ter uma interação completa com os aparelhos da Apple.